Press "Enter" to skip to content

Swift – O início

Olá, tudo bem?

Começando uma nova série no blog. Hora de falar sobre Swift, uma linguagem que vem ganhando bastante destaque desde que foi lançada.

Em 2014 a Apple anunciou sua nova linguagem de programação, que veio para modernizar o desenvolvimento de aplicações para MacOS e iOS. Até então a linguagem padrão para o desenvolvimento de aplicativos para Mac ou iDevices era a ObjectiveC.

Alguns pontos interessantes sobre a Swift. Hoje ela é 100% open source e está disponível no GitHub. Isso é interessante já que rapidamente a linguagem evoluiu e também foi criado suporte ao Linux. Outro ponto que vale destaque é que é uma linguagem nova e que se inspirou em vários detalhes interessantes de outras linguagens. Mais curiosidades você pode ver no site oficial.

Para desenvolver com Swift você precisa de um MacOS ou Linux. No MacOS você pode utilizar a IDE padrão que é o XCode ou o AppCode da JetBrains.

Muito bem chega de história e vamos ver um pouco de código :).

Hoje vou começar o jeito mais simples possível. Vou mostrar a declaração de variáveis e constantes. Isso será o suficiente para começarmos a nos acostumar com a sintaxe e detalhes da linguagem.

A declaração de variáveis é feita com a keyword var. E para constantes utilizamos a keyword let. Um outro detalhe que vai perceber logo de cara caso esteja acostumado com C# é a não obrigatoriedade de ; ao final de cada declaração (a não ser em um caso especial que vai ver ainda nesse post).

O uso do var é igual ao do C#. O tipo da variável é inferido implicitamente. Ou seja, se o valor da variável é um inteiro o tipo inferido será um Int. Se for um texto o tipo será uma String. E novamente fazendo uma comparação com o C# nós podemos também na Swift definir explicitamente o tipo da variável.

Veja os exemplos com declaração implícita e explícita de tipos.

Além disso podemos definir mais de uma variável na mesma linha. Ou definir mais de uma variável do mesmo tipo na mesma linha. Para isso só precisamos separar as declarações utilizando virgula.

Voltando ao ; e seu caso de obrigatoriedade. Só precisamos do ; em cenários onde definimos várias atribuições em uma mesma linha.

Por hoje é isso. No próximo post vamos ver as formas de estruturas de decisão da Swift. O código fonte dos exemplos está disponível no Github. Fique a vontade para contribuir com outros exemplos :).

Abraços.

  • Zoio Silva

    Parece bom…