Press "Enter" to skip to content

Configurando o Oracle Instant Client

Olá, tudo bem?

Normalmente no mundo .NET “padrão” trabalhamos com o banco de dados SQL Server. Mas com certeza ele não é o único banco de dados do mercado, temos que trabalhar com outros bancos, principalmente Oracle.

Apesar do novo ODP.NET funcionar sem um client de Oracle instalado nas estações, alguns cenários podem requerer o client instalado. Entre os cenários versões antigas do ODP.NET ou a utilização do obsoleto System.Data.OracleClient.

Antigamente o client era gigante, com alguns truques para instalação como pode ver no post do Carlos Neto. Felizmente graças ao Instant Client a “instalação” e configuração ficou mais fácil :).

Após o download segue as configurações básicas para o funcionamento do Instant Client.

  • Extraia o conteúdo do download para alguma pasta, no meu caso c:\Oracle\instantclient_12_1
  • Adicione variável de sistema PATH o diretório c:\Oracle\instantclient_12_1
  • Caso utilize o tnsnames.ora crie uma nova variável de sistema chamada TNS_ADMIN e defina no valor a pasta onde o arquivo tnsnames.ora está, no meu caso novamente c:\Oracle\instantclient_12_1

Caso você se depare com o problema System.Data.OracleClient requires Oracle client software 8.1.7 or greater siga os passos indicados pelo Fadi Abdulwahab que o problema será resolvido.

Abraços :).

  • Djonatas Tenfen

    Cara… boa dica, Instant Client é top mesmo… estou usando em um projeto e fui muito feliz em sua implementação o processo de implantação nos clientes facilita e MUITO. Boa !

    • Com certeza… e a melhor parte é que se o ODP.NET for o mais recente nem do Instant Client precisa. O ODP.NET tem tudo para a conexão 😀