Press "Enter" to skip to content

Swift – Introdução, constantes e variáveis

Fiz alguns posts falando o básico sobre Objective-C. Que era até esse ano a linguagem para o desenvolvimento de aplicação para iOS. Pode ver esses posts aqui.

No WWDC desse ano, a Apple apresentou uma nova linguagem de programação chamada Swift. Uma linguagem nova, moderna e cheia de recursos interessantes.

E é sobre Swift que vou começar uma nova série. Vamos entender conceitos básicos da linguagem, ir avançando até chegar na construção de algumas aplicações, onde além da linguagem também precisamos aprender conceitos do iOS e dos frameworks disponíveis para o desenvolvimento de aplicações.

Sempre que possível farei comparações com C#. Comparações para entender o recurso, e não para definir qual linguagem é melhor :).

Está disponível no site de desenvolvedores da Apple o link para download do XCode 6 Beta.

Apesar de começarmos com exemplos bem simples, eles serão úteis para conhecermos algumas características da linguagem.

Hora de começar!

Constantes

Definir constantes em Swift é simples. Utilizamos a keyword let. Veja um exemplo:

Repare que não precisamos finalizar a declaração com um “;”.

Variáveis

Começando com alguns exemplos:

Utilizamos a keyword var para declarar variáveis. O tipo da variável é definido implicitamente de acordo com o valor que definimos. Ou seja se eu informar um texto/string o tipo da variável será String. Isso acontece com as variáveis nome e idade do exemplo anterior.

Também podemos definir explicitamente o tipo da variável. Precisamos seguir uma sintaxe um pouco diferente var nome: tipo. No exemplo as variáveis anoDeNascimento e primeiroNome são declaradas dessa forma.

Também podemos declarar várias variáveis ao mesmo tempo, separando as mesmas utilizando “,”. Veja a declaração das variáveis dia, mes e ano.

Por hoje é isso :). Apesar de simples já vimos coisas interessantes. Não precisamos de “;”, não precisamos definir explicitamente os tipos das variáveis e vimos como declarar constantes.

Todos os códigos apresentados na série estão no Github.

Abraços.

  • Vitor Canova

    O problema de não finalizar comandos com “;” que eu vejo é que você não consegue quebrar o código em várias linhas para melhor leitura como em C# e Javascript.
    No VB é parecido mas tem o horrível “_” para quebrar o código em várias linhas. Tem algo semelhante no Swift?

  • Pingback: Swift: for-in, for-condition-increment e range operators | Márcio Althmann()