Press "Enter" to skip to content

Windows 8 – Primeiras impressões

E saiu uma versão preview da próxima versão do Windows,  o Windows 8 está disponível em uma versão chamada Developer Preview, então qualquer problema que possa ocorrer é mais do que normal e esperado!

Vou resumir o que achei até o momento sobre o novo sistema operacional.

1 – É rápido, meu HP tosco está muito bem com o novo Windows, e meu notebook é ruim, muito ruim, o boot também é rápido, nada igual ao vídeo que saiu no blog do Windows, mas levando em conta o meu HP toscão, estou feliz com o tempo de boot.

2 – As transições de tela entre o desktop e o modelo tradicional para tablets (vou chamar assim) é tranquila, o que bate com o item número 1.

3 – A Ribbon no Windows Explorer eu gostei mas não gostei, acho que a idéia é boa, mas na prática não utilizei até o momento, é claro que existem vários tipos de usuários, e imagino que para a maioria a barra será realmente útil, espero também com o tempo ver utilidade na Ribbon.

4 – A idéia de ter um sistema para Tablet e Desktop é louvável, mas o trabalho não será fácil, desde o começo eu estou bastante cético sobre o assunto, não vejo o desktop normal do Windows funcionando em um tablet, aquilo não foi pensado para touch, e nada nessa versão mostra uma evolução nesse sentido! Mas novamente, é só uma Developer Preview, é aguardar para ver as futuras novidades. A nova tela inicial, inspirada no Metro, e bem parecida com o Windows Phone, a princípio não me convenceu, entendo perfeitamente para tablets, mas aqui em um desktop não vejo muito sentido, e nem é tão fácil e legal de utilizar.

5 – Algumas coisas ainda não funcionam direito, achei telas que nem o Tab funciona, apesar do sistema estável, e algumas coisas estranhas, não posso deixar de comparar com a primeira versão do Windows 7 que todos receberam, então nesse ponto eu esperava ver uma versão mais estabilizada do Windows 8, se for comparar o que vimos de Windows 7 vs Windows 8 na primeira versão disponibilizada, a vitória é do Windows 7. Eu sei que é uma comparação injusta, afinal o Windows 7 foi disponibilizado na versão Beta, mas para resumir, eu esperava mais do Windows 8, uma versão mais madura, e não uma versão tão crua no primeiro release liberado! 🙂

Nem tudo são flores, mas apesar dos problemas que essa e as futuras versões de testes possuirão, dou os parabéns a Microsoft pela tentativa e coragem de inovação, algumas melhorias de consumo de memória e desempenho já são visíveis mesmo nessa build, mas o trabalho para mesclar o melhor dos dois mundos em um único Windows não será fácil!

E por favor, quero o menu iniciar novamente, e não quero logar na tela de tablet, quero cair direto no desktop! Ou tem como eu escolher isso?

Ainda estou baixando o Visual Studio, então posts sobre desenvolvimento só amanhã!

Abraços

  • “…se for comparar o que vimos de Windows 7 vs Windows 8 na primeira versão disponibilizada, a vitória é do Windows 7.”

    Mas que essa comparação hoje seria injusta. Até onde sei a primeira versão oficialmente disponibilizada do Windows 7 foi a Beta. Esta versão do Windows 8 nem chega a isso, está em uma fase anterior e acredito que até o beta deverá estar bem mais estável.

    Outra coisa é que quando do lançamento do Beta do Windows 7 o que existir para comparar era o Vista. Agora a briga é mais complicada. Concorrer com o Windows 7 não é fácil.

    • Sim sim eu concordo Vitor!
      Meu post não ficou muito bom, no final de tudo o que eu gostaria de dizer é: Eu esperava mais do Windows 8, eu esperava uma versão mais acabada! Vou arrumar o post!

  • Scott

    “E por favor […] não quero logar na tela de tablet, quero cair direto no desktop! Ou tem como eu escolher isso?”

    Abre o gpedit.msc e vai em User Configuration > Administrative Templates > Start Menu and Taskbar e muda a opção “Do not show the Start Menu when the user logs in” para “Enabled”. Aparentemente, deve funcionar. 🙂

  • Outra coisa Marcio, você instalou via pen drive? Tentei instalar usando o http://images2.store.microsoft.com/prod/clustera/framework/w7udt/1.0/en-us/Windows7-USB-DVD-tool.exe da Microsoft mas travou ao copiar arquivos. Mas só deu tempo de tentar uma vez.

    • Cara eu instalei por DVD, a primeira gravação de DVD não deu certo, a instalação parou em 3%, depois gravei outro e ai foi tudo bem!