O futuro do Silverlight

Bom dia pessoal, tudo bem?

É, o PDC acabou, e uma entrevista do Bob Muglia, disponível aqui, está gerando a maior discussão, então resolvi falar o que eu acho sobre o assunto aqui no blog.

Bom resumindo a entrevista, ele fala que a Microsoft mudou a estratégia para o Silverlight, e que o Silverlight é para aplicações de negócios, vídeos, e sites é com HTML.

E alguém pode me falar qual a novidade disso?

Eu sempre achei estranho sites em Flash ou Silverlight, você ve carregando, ai a hora que o site abre, a maioria utilizou o Flash ou Silverlight só para fazer um menu deslizando ou algo assim, o problema não está na tecnologia mas na forma como ela é utilizada.

Agora quando caimos no mundo de aplicações de negócios, ou vídeos, o Silverlight da show, quem já testou Smooth Streaming sabe o que estou falando, o mesmo para aplicações, eu não uso Silverlight para sites, só para aplicações.

Agora vamos ao queridinho da vez, o HTML 5, se ele virar tudo que estão prometendo vai ser ótimo, perfeito, mas por enquanto são só promessas, e antes que digam um monte nos comentários vejam isso aqui, ainda tem muito que ser feito no HTML 5, mas vamos torcer para que esse dia não demore tanto.

Sem contar que ainda continuaremos com o seguine problema com o HTML 5 + CSS + JavaScript, cada browser vai abrir de um jeito, ou sou só eu que acho isso? Pode aparecer o HTML 5000, o IE vai fazer de um jeito, o Firefox de outro, o Chrome de outro, o Opera de outro, e vamos continar reclamando disso todos os dias.

Agora é hora de ter calma, e analisar bem as coisas, e principalmente onde estamos investindo a tecnologia x e y.

Abraços.