O futuro do Silverlight

Bom dia pessoal, tudo bem?

É, o PDC acabou, e uma entrevista do Bob Muglia, disponível aqui, está gerando a maior discussão, então resolvi falar o que eu acho sobre o assunto aqui no blog.

Bom resumindo a entrevista, ele fala que a Microsoft mudou a estratégia para o Silverlight, e que o Silverlight é para aplicações de negócios, vídeos, e sites é com HTML.

E alguém pode me falar qual a novidade disso?

Eu sempre achei estranho sites em Flash ou Silverlight, você ve carregando, ai a hora que o site abre, a maioria utilizou o Flash ou Silverlight só para fazer um menu deslizando ou algo assim, o problema não está na tecnologia mas na forma como ela é utilizada.

Agora quando caimos no mundo de aplicações de negócios, ou vídeos, o Silverlight da show, quem já testou Smooth Streaming sabe o que estou falando, o mesmo para aplicações, eu não uso Silverlight para sites, só para aplicações.

Agora vamos ao queridinho da vez, o HTML 5, se ele virar tudo que estão prometendo vai ser ótimo, perfeito, mas por enquanto são só promessas, e antes que digam um monte nos comentários vejam isso aqui, ainda tem muito que ser feito no HTML 5, mas vamos torcer para que esse dia não demore tanto.

Sem contar que ainda continuaremos com o seguine problema com o HTML 5 + CSS + JavaScript, cada browser vai abrir de um jeito, ou sou só eu que acho isso? Pode aparecer o HTML 5000, o IE vai fazer de um jeito, o Firefox de outro, o Chrome de outro, o Opera de outro, e vamos continar reclamando disso todos os dias.

Agora é hora de ter calma, e analisar bem as coisas, e principalmente onde estamos investindo a tecnologia x e y.

Abraços.

  • http://gesmarjunior.wordpress.com Gesmar Júnior

    Bom post,

    O pessoal alarma com as notícias e perdem a noção tem hora!

    É bom a galera da comunidade ligada a tecnologia que está sendo falada, quando ver, fazer como você, postando algo pra acabar com os mitos…

    Abração..

  • http://www.rodrigokono.net Rodrigo Kono

    Grande Althmann!
    Concordo com seu post. Sempre vi o Silverlight como app para negócios e para web atuando forte na parte de mídia interativa.
    O HTML5 é promissor, legal pra caramba. Mas eu ainda aposto mais no CSS3 e no jQuery que possuem maior flexibilidade entre browsers/versões.
    O Maujor fez um post esta semana sobre (http://www.maujor.com/blog/2010/10/27/html5-usar-ou-nao-usar) e comentei a respeito também. Pode se ver que a visão de grande parte está praticamente a mesma.
    Parabéns pelo blog.
    Abraço!

  • http://Website Ricardo Nascente

    “o problema não está na tecnologia mas na forma como ela é utilizada”.
    Esta frase resume TUDO, sempre fui defensor dela, pois muitos adoram dizer: “Flash é uma porcaria, Silverlight não presta, é tudo tão lento”.

    • Márcio Fábio Althmann

      Concordo Ricardo, é que o pessoal adora falar mal de algo sem ter testado, Flash é lerdo se for mal feito, o mesmo com Silverlight, o mesmo com Javascript.

      Abraços.